Congelamento e descongelamento de sobremesas e docinhos de festa

Congelamento

Musses
As musses normalmente congelam bem. faça receitas que levam claras + creme de leite + gelatina ou ainda leite condensado + gelatina + claras. Bata bem as claras para não soltar água no descongelamento.
Calcule 150 ml por pessoa.
No caso das gelatinas, puras não congelam bem, mas com a adição de açúcar não tem problema. Calcule 1 colher (sopa) de açúcar, glucose de milho ou mel para cada caixinha.
Hoje, existem inúmeros potinhos de plástico individuais para musses. São práticos e congelam rapidamente. Mas se quiser, congele a musse inteira em embalagens de plástico rígido.

Doces à base de ovos
Papos de anjo – congele na calda ou passados em açúcar cristal, em forminhas.

Fio de ovos – em calda ou sem. 1 kg = 36 gemas. Congele em embalagem plástica ou saco plástico.

Quindim – inteiro ou individual. Pode ser congelado em embalagem descartável de plástico ou pode ser assado em formas descartáveis de alumínio e retirados só após o descongelamento. 

Sobremesas com frutas - Algumas frutas como maçã e pera dão um melhor resultado no congelamento se estiverem cozidas.

Pavês - Congelam bem e podem ser congelados em embalagens individuais. Não embeba demais o biscoito pois tendem a amolecer demais. Coberturas à base de claras ficam ótimas quando combinadas com creme de leite.
Calcule 200g por pessoa.

Docinhos de festa - Congele já pronto, em forminhas de alumínio ou papel. Use caixa de papelão envolvidas em saco plástico. Pode fazer até 3 camadas separadas por plástico. Evite congelar docinhos passados no glaçúcar. Doces tipo “fondant” e caramelados podem ser congelados, mas retire 1 hora antes de usar, para não começar a melar.
Calcule 5 a 7 docinhos por pessoa.

Pudins - Pudins com calda caramelizada e assados congelam bem. se quiser, congele na forma que assou, vedando bem ou caramelize uma embalagem descartável de alumínio e asse o pudim direto na forma. Não estoque por período longo pois pode desandar.
Pudins e manjares cozidos à base de maisena tendem a desandar.

Tempo de estocagem
DOCE COM FRUTAS - 4 meses 
DOCE COM OVOS - Até 6 meses 
MUSSES - 4 meses 
PAVÊS - 4 meses 
DOCINHOS - 4 meses 
PUDINS - 2 meses 

Descongelamento
De preferência descongele os doces em refrigerador. Se quiser apressar o descongelamento deixe no máximo por 2 horas em temperatura ambiente, ainda embalados.
Fonte: Guia Prático de Congelamento e Descongelamento – Consul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada, seu comentário foi encaminhado em breve responderemos.