Dicas para preparar refeições saudáveis em casa

1 - Mantenha um planejamento
Criar uma planilha de horários para cumprir ajuda a manter as refeições em dia. Para quem é muito atarefado, vale anotar todos os horários fixos e ir encaixando as refeições entre os compromissos. 

2 – Crie um cardápio
Crie um cardápio semanal, como esses meu, e mantenha-se fiel a ele. Isso tira da sua cabeça as demais opções, e ainda agiliza, pois você não terá que parar para fazer escolhas. Para criá-lo, certifique-se que tem todos os alimentos necessários em casa para cumpri-lo.

3 – Faça uma lista de supermercados
Para não perder tempo e manter a alimentação saudável, faça a lista de supermercados antes de ir às compras e siga-a à risca! Assim você só compra o que realmente precisa e faz as compras em tempo recorde. 

4 – Escolha um dia para cozinhar
Faça, nesse dia, comida para a semana toda e guarde-as na geladeira ou congelador (dependendo de quando pretende comer, isso pode ser anotado no cardápio feito no planejamento). Praticamente tudo pode ser congelado, até mesmo a crepioca,  Para as saladas, lave as folhas assim que chegar da feira e já as separe cortadas em potinhos.

5 – Deixe as refeições prontas
As comidas já prontas podem ser separadas com antecedência em refeições, como: café da manhã, almoço, jantar e lanches, apenas para descongelar (ou apenas retirar da geladeira) e comer, facilitando na hora de se alimentar. Lembrando de deixar sempre separada a salada, em um outro potinho.

6 – Aposte nas marmitas
As marmitas facilitam muito a vida. Com as refeições já separadas, elas podem ser levadas para qualquer lugar. Use bolsas térmicas para mantê-las conservadas.

7 – Facilite no preparo do suco 
O suco  pode ser fresco sempre e preparado de forma prática todos os dias, é só deixar pronto  porções de frutas, ou ainda deixando o suco pronto e congelado, separado em saquinhos já na porção certa só para bater no liquidificador ou mixer.

8 – Deixe o lanche do dia à mão
Além das refeições principais, precisamos ter sempre à mão lanches práticos para não matar a fome comendo besteiras por aí. As opções são: frutas, frutas secas, oleaginosas e iogurtes. 
Eles devem ir na bolsinha térmica também.

9 – Aposte nos doces práticos
 A dica é apostar em doces magrinhos práticos. Tem o bolo de caneca, que fica pronto em 3 minutos, você só vai precisar de um microondas. E as barrinhas de cereais, que podem ser levadas na bolsa.

10 – Deixe temperos e molhos prontos
Molho branco, de tomate e de iogurte podem ser feitos e congelados, assim quando tiver vontade de uma massa rápida, por exemplo, pode apostar nesses molhinhos magrinhos e deliciosos. Temperos saudáveis também devem estar sempre à disposição, Podem ainda apostar na horta caseira e ter sempre temperinhos fresquinhos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada, seu comentário foi encaminhado em breve responderemos.